Beleza,

Qual é o seu tipo de pele?

quarta-feira, maio 12, 2010 nanidicas 1 Comments


Hoje eu vou dar algumas dicas para ajudar você a reconhecer qual é o seu tipo de pele e partir disso tomar decisões sobre qual tipo de maquiagem e produtos você deve utilizar no rosto.

Apenas lembrando que eu vou falar sobre os tipos básicos de pele, mas pode ser que por alimentação, stress ou algum fator externo, seu tipo de pele mude durante a vida.


Então, qualquer dúvida é sempre legal procurar um profissional, como um dermatologista, para diagnosticar qual é o seu tipo de pele com mais precisão



Como descobrir o seu tipo de pele?


Analise sua pele lavada e sem hidratante no espelho. Ela é na maioria do rosto seca, brilhante ou lisinha?

Como ela aparenta ao meio dia? Apenas com um pouco de brilho na zona T? Com bastante brilho em várias áreas do rosto, principalmente na zona T? Seca ainda?


Como você sente sua pele depois de lavar o rosto? Sensação de pele super seca, como se ela estivesse sendo puxada ou sente uma sensação confortável?


PELE NORMAL
Características

- Textura lisa, mesmo com pequenos poros
- As maçãs do rosto são as áreas mais secas, mas não chega a ser excessivamente.
- Talvez tenha um pouco de brilho na testa, nariz e queixo (zona T)


Cuidados
A pele normal precisa de uma rotina simples de limpeza, hidratação e proteção com filtro solar. Outra dica é para manter sua pele hidratada e firme, mantenha-se longe das toxinas.

PELE SECA ou EXTRA SECA
Características

- Sente a pele repuxando depois de lavar o rosto.
- Talvez tenha mais sensibilidade como alergias.
- Poros são pequenos, quase invisíveis.
- Surgem rugas muito mais rápido do que outros tipos de pele.


Cuidados
A pele seca exige bastante cuidado. A alimentação deve ser bem balanceada, com bastante verduras e frutas. Tomar pelo menos oito copos de água durante o dia também ajuda bastante. Cuidado com ar condicionado porque ela ajuda a secar mais ainda a sua pele. Use hidratante e protetor solar todos os dias.

PELE OLEOSA
Características

- Pele bem mais brilhante na Zona T (testa, nariz e queixo)
- As glândulas sebáceas são bem ativas, produzindo o óleo natural da pele o tempo todo.
- Talvez tenha poros mais largos, mais visíveis.
- Tem rugas com mais idade, porque o óleo ajuda a hidratar mais a pele.

Cuidados
A pele oleosa tem mais tendência a ter problemas como acnes e cravos. Isso porque o óleo acumula muito mais rápido nos poros. Por isso procure lavar o rosto duas vezes ao dia com sabonete de PH neutro. Use adstringente com oil-free para retirar maquiagem e o excesso de oleosidade do rosto.Hidratantes e protetores solar dever ser sem óleo na composição também.


Espero que tenha ajudado vocês a diagnosticarem seu tipo de pele, assim ficará mais fácil cuidar dela e ajudará até na hora de se maquiar.

Qualquer dúvida ou sugestão é só falar!

Veja também:

Um comentário: